Existe uma grande dúvida sobre essas duas atividades e também uma grande diferença.
As Graxarias são as empresas que coletam e processam subproduto (resíduos) de animais como penas, ossos, gorduras, sangue, aparas de carnes gerados pelos abatedouros, açougues e frigoríficos. Materiais ricos em proteínas e minerais destinados para fabricação de farinhas de proteína animal, produtos de higiene e limpeza, adubos e biodiesel .
Já as Padronizadoras são empresas que adquirem as farinhas produzidas nas graxarias e utilizam em seu processo como matérias-primas, padronizando de acordo com a necessidade nutricional solicitada pelo cliente. Garantido padrão de qualidade e de componentes como proteínas, minerais, acidez e peróxido, sanidade do produto, moagem, ausência de patógenos.
De acordo com o artigo 4 do OFÍCIO-CIRCULAR Nº 43/2020/CGI/DIPOA/SDA/MAPA Os estabelecimentos padronizadores de farinhas e produtos gordurosos destinados à alimentação animal devem observar, em seu processo industrial, as condições higiênico-sanitárias e de boas práticas de fabricação estabelecidos na Instrução Normativa MAPA nº 4, de 2007. Devem assegurar, igualmente, que as matérias-primas animais (farinhas e produtos gordurosos) utilizadas em seu processamento sejam obtidas de estabelecimentos regularizados perante o órgão competente, nos termos do art. 2º da Instrução Normativa MAPA nº 9, de 2010.
A Semix Matriz localizada em Maringá-PR é um estabelecimento industrial que realiza a atividade de padronização de farinhas destinadas à alimentação animal, devidamente habilitada pelo MAPA
Além de garantir a qualidade das farinhas de origem animal, nossa atividade preserva o meio ambiente. Damos continuidade ao uso das farinhas proveniente dos resíduos do abate de animais para um novo uso: ingrediente para ração de todos animais monogástricos como aves, suínos, peixes, cães e gatos.
Contribuímos com a conservação do solo, ar e água.